Atendimento: Segunda á sexta | 07:00 às 13:00
domingo, 19 de setembro de 2021

Medidas de prevenção e a articulação do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19) foram alicerçadas na manhã deste sábado (21), durante reunião com membros do Poder Executivo no Paço de São José do Rio Claro. Na ocasião, foram pontuados os procedimentos de atendimento em âmbito público e privado do Município que serão dispostos em decreto válido a partir de segunda-feira (23).

Fica decretada temporariamente a suspensão de eventos presenciais, de modo que se evite a aglomeração de pessoas. Serviços de saúde serão mantidos com ressalvas, priorizando imunização, urgência e emergência. Já as consultas sem gravidade, eletivas e exames deverão ser reagendados. Será proibida a visita de mais de uma pessoa a cada paciente internado e, caso já haja acompanhante, não será permitida qualquer outra visitação.

Os servidores de áreas administrativas e operacionais serão dispensados gradativamente de suas funções, trabalhando em suas residências sob demanda e necessidade. Para serviços indispensáveis, haverá o escalonamento, com remanejo da jornada.

No âmbito do setor privado, fica recomendada a suspensão de eventos sociais, tais como feiras, missas, cultos, bares, restaurantes, salões e congêneres, além da suspensão das atividades de academias e clubes esportivos pelo período inicial de 10 (dez) dias, prorrogáveis.

Supermercados, postos de combustíveis, farmácias e outros empreendimentos essenciais deverão propor alternativas que permitam distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os clientes.

De acordo com a secretária municipal de Administração, Ercília Terezinha Timm Socoloski, tais medidas são temporárias, podendo ser alteradas ou prorrogadas conforme notificações do Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus, embasadas nas orientações de autarquias oficias de Saúde.

“Seguimos, a rigor, as precauções do Ministério da Saúde e a nota recomendatória do Ministério Público Estadual, embasadas em indicativos da Organização Mundial da Saúde. Estamos empenhados em coibir qualquer possibilidade de contágio pelo Coronavírus aqui na cidade. A colaboração individual em prol do coletivo é primordial nessa batalha e o sacrifício terá que ser compartilhado. Portanto, a orientação obrigatória é a reclusão social para que não tenhamos que lastimar nossas perdas futuramente”, exorta.

A gestora sugere que, durante a quarentena, os moradores aproveitem para revisar a limpeza dos quintais para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegytpi.

“Devemos manter a vigilância sempre e é por isso que recomendamos que a população limpe seus quintais e terrenos para evitar qualquer possibilidade de contrair doenças já conhecidas. Todas as providências somente alcançarão êxito se houver a participação de cada um. Por amor de suas famílias, cuidem-se!”, finaliza.